quinta-feira, 27 de março de 2008

Castro Laboreiro Classe 5* River Creek

Durante o encontro dos Tamecanos, conversa puxa conversa, vim a saber que o pessoal ia descer o rio Castro Laboreiro e como já havia algum tempo que queria descer um rio assim.. alinhei logo numa aventura deste nível... bem podem crer que foi uma aventura de todo o tamanho. A descida estava combinada para Terça feira às 11:00...bem eu tinha reuniões de avaliação na escola e só saía mesmo às 11:00.. lá consegui convencer o Rabiço para esperarem por mim.... no final da reunião lá me meti eu na minha máquina e eis que Ponte da Barca ( Onde dou aulas) até Castro Laboreiro 40 min. bem pra quem conhece... foi mesmo a voar....
Esta era a ocasião perfeita para testar e promover o Kayak BLISS STICK MYSTIC, que o meu patrocinador ( Paulo Matos da MTM-TEAM) me tinha cedido.... Quanto ao kayak aconselho toda a gente, é um kayak que navega extremamente bem, desliza bem, fácil de manobrar, responde muito rápido ás mudanças de direccção e sobretudo é muito cómodo... A único contra que encontrei foi eu pesar 69 kg e para mim teria que ser o Mini Mystic com menos volume... è sem dúvida uma óptima compra.
Bem voltando ao rio... eramos um grupo de cerca de 15 canoístas, eu, alguns Tamecanos, alguns Espanhois e um casal da Suíça... posso-vos dizer que deste grupo grande só chegamos três ao fim.. que aventura...
A primeira parte do rio é bastante soft cerca de 1,5km de àgua lisa....aconselho vivamente quem pretende descer rios de este nível de exigencia e dificuldadade que o número idela seja 5, 6 pessoas, nunca mais... ao final desses 1,5km o borbulhar da àgua já se fazia sentir, a adrenalina começava a invadir o meu corpo... já não havia voltar a dar começando não há hipotese de parar... É isto que me faz sentir vivo, e querer mais e mais... o que me assusta um pouco....
A primeira secção é lindíssima, as escadinhas, queda, slide, S rápido é o rio perfeito para fazer creek... só para fazer esta secção demoramos cerca de 1h.30m...
A segunda secção é um queda com um slide que no final tem uma pedra no meio... à primeira vista parece fácil mas é preciso ter muito cuidado para nao bater na pedra... a seguir vinha o "quebra costas", bem esta seccção tem este nome por algum motivo... a secção é constituida por uma queda pequena à esquerda com uma contra e depois um salto de 9 metros em água dura.. Após análise da secção houve gente que ficou com medo e não queria fazer então decidiu-se com uma corda coloca-los de um local mais baixo para saltar ( cerca de 3 metros) vai o primeiro espanhol tudo bem, vai o segundo bem também... a seguir salta a Elisabeth ( as melhoras) mas infelizmente caí mal.. logo nos apercebemos que era grave. O rabiço salta para a àgua para ajudar
onde se procurou imobilizar a canoista... Já o mal estava feito agora havia que tira-la de lá uma vez que não se mexia ( vertebra T11 partida) o rio fica rodeado por encostas abruptas e enormes.. havia que chamar ajuda.. eu o rabiço e outro espanhol decidimos continuar até ao final onde se encontravam os carros para pedir ajuda... o resto continuava ao pé da Elisabeth ( e já eram 16:00h). Nós os tres uma vez que tinhamos os kayaks na parte de cima realizamos o salto de 9 metros e posso-vós dizer que é uma sensação óptima, mas é necessário estar muito bem fisicamente pois o impacto pode ser violento dependendo de como se caia.
A seguir vinha o "autoclismo" onde a àgua do rio se concentra toda num canal em forma de S... primeiro rabiço OK... segundo, espanhol manda lá um par de cabeçadas que até metia medo... terceiro eu.. OK
A seguir vinha o infraqueavel.. um passo que me diziam que ninguém o fazia e eu perguntava-me porque? com tantos doidos por aí? mas a realidade é que depois de o ver é diferente pelo menos com aquele caudal de àgua.... sai fora atira Kayaks para uma lagoa a 11 metros de altura e depois nós.. não me lembro de passar tanto frio...
Já quase no final secção grau IV sempre a abrir a remar para pedir ajuda.... ao chegar ao final lá conseguimos ligar ao 112.. bem não estão a ver o filme... duas corporações de bombeiros, GIPS, IMEN e Helicoptero... parecia uma realização à Spilberg..
Ao final tudo correu bem com muito esforço conseguiram tira-lá do rio, muito frio, muita fome... mas sem dúvida um rio para voltar e curtir milhoes....

O Grupo.. mal sabiam o que lhes esperava

Vista sobre o Kayak

Eu a comprovar que lá estive

O Rabiço...

As Escadinhas.. lindo

Um dos Espanhois

Obrigado:

1 comentário:

JoãoLuís PB disse...

Lembro-me de estar presente quando te consagraste campeao nacional de slalom. Talvez um dia destes me atreva a tentar fazer uma descida com canoistas a sério. abraços do vizinho da barca.